Hoje foco no estímulo à promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares, em um tratamento integrado, com terapias não farmacológicas, além da medicamentosa, fundamentado em seis principais pilares para a sáude:
Nutrição adequada
Combate ao sedentarismo e obesidade
Sono de qualidade
Controle de álcool e tabaco
Manejo do estresse
Melhora das relações sociais e com a natureza
A subespecialização na área de Ergoespirometria e Reabilitação Cardiometabólica, realizada em um dos maiores centros de referência em São Paulo, foi fundamental para completar minha formação cardiológica e poder atuar com mais embasamento para prevenção, promoção e reabilitação.
Busquei na Medicina Esportiva completar uma lacuna na formação cardiológica tradicional, me aprofundando nas avaliações e especificidades envolvidas na avaliação fisiológica, nutricional, mecânica do indivíduo em movimento, seja em exercícios menos exigentes ou em treinos esportivos de diversas categorias. Orientação de exercício e esporte de forma mais precisa e individualizada, com objetivo de tornar essa conduta como uma prescrição médica, até mesmo um tratamento, assim como se prescreve uma medicação – conceito já difundido mundialmente como “exercise is medicine”.
Nesse caminho em busca de conhecer as melhores práticas para promover a saúde e a melhora da qualidade de vida, me deparei com a necessidade de conhecer melhor as demandas nutricionais, as patologias nutrológicas que podem comprometer a saúde e a performance tanto de esportistas amadores quanto atletas, assim como as estratégias alimentares e de suplementação que colaboram para uma saúde mais integral.
Compreender também de que maneira poderia atuar para combater uma das doenças mais preocupantes dos dias atuais: a obesidade. Daí surgiu o aprimoramento na área de Nutrologia, e um novo caminho de conhecimentos que venho cada vez mais buscando me atualizar.
Penso a saúde de forma integral e multidisciplinar. E com isso poder convergir em um espaço, um ambiente inclusivo, com todas essas vertentes: do esportista/atleta ao cardiopata. Daquele que só busca retornar a ser ativo e ter uma melhora na sua qualidade de vida ao competidor amador ou profissional que busca a melhora de sua performance esportiva.
Resumo do currículo
- Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010)
- Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Ana Nery/UFBA (2014)
- Residência Médica em Cardiologia pelo Hospital Ana Nery/UFBA (2016)
- Titulo de Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) (2016)
- Especialização em Ergometria/Ergoespirometria e Reabilitação Cardiometabólica pelo Hospital do Coração (HCor-SP) (2017)
- Pós-Graduação em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT/UNIP) (2018)
- Título em Medicina do Exercício e do Esporte, pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) (2019)
- Pós-Graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) (2018 – 2019)